<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d25065733\x26blogName\x3dRelevando+tudo!\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://relevando.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://relevando.blogspot.com/\x26vt\x3d3814226965454661144', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

About

"Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt."

Recent

"Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo."

Archives

Ilustração & Desenho 30 de agosto de 2006 |

Vetorial de Regiane

Capa & Diagramação 29 de agosto de 2006 |

Essa foi a capa de um informativo cultural na época na Faculdade de Jornalismo, o Baluarte Poético:

Crônica |

Pavões e direção defensiva

O leitor não se assuste com o título acima! Vou explicar tudo direitinho... Antes de tudo, muita gente não sabe o que é direção defensiva, ou melhor, para que serve... Explicando em poucas palavras, pode-se dizer que é uma maneira de guiar o veículo defensivamente.

No trânsito a melhor defesa não é o ataque!

Nós, homens, devemos parar de encarar o trânsito como um campo de batalhas. Esse é um motivo pelo qual as mulheres gastam menos dinheiro com automóveis do que nós.

Todos sabemos que os machos se exibem para as fêmeas na tentativa de conquistá-las. Os cervos lutam, os pássaros cantam e os pavões se exibem em manobras que mostram a cauda! A semelhança com a direção é incrível, pois quando se faz manobras audaciosas no trânsito, além de imprudente, só se mostra a traseira do veículo...

Portanto, se você é homem, tem entre 20 e 35 anos e dirige diariamente pode sofrer da síndrome do pavão!

Essa necessidade de chamar atenção faz muitos jovens equiparem seus carros com sons potentíssimos, quase trios elétricos. Faz também com que esqueçamos da segurança quando se dirige...

Quem sabe qual a velocidade máxima para se dirigir no centro de uma cidade? 60 Km/h. Isso nos faz questionar para que serve uma máquina que vai de 0 a 100 Km/h em 5 segundos, com 500 cavalos no motor – às vezes um no volante! – e velocidade máxima de 310 Km/h no centro de uma cidade... Some-se a tudo isso multas que vão de R$ 53 a R$ 957, além de 3 a 7 pontos na carteira por infração cometida.

A direção defensiva nos faz tentar prever as ações dos demais condutores – principalmente os pavões – e dos pedestres, que não precisam de habilitação para andar pelas ruas da cidade. A vantagem é que nos envolvemos em menos situações de risco no trânsito e teremos menos gastos desnecessários com o carro.

A base da direção defensiva é a tríade: homem, via e veículo; pois são os componentes do trânsito e precisam de reparos para evitar acidentes. O homem (perdão às mulheres, mas leia-se aqui condutor) deve manter a atenção ao volante, a via deve sempre estar sinalizada e com o capeamento em dia e o veículo deve estar em boa condição para o uso diário.

Se o homem é um pavão do trânsito e o carro um instrumento de exibição de manobras, não há via que segure os dois!

Máximas & mínimas 26 de agosto de 2006 |

“Em ano eleitoral o ar fica cheio de discursos – e vice-versa.”
François-Joseph Nolau, arquiteto francês

Dicionário Pitoresco 25 de agosto de 2006 |

A palavra é...

Relevar: 1. dar relevo a; tornar saliente; fazer sobressair; 2. atenuar, aliviar; consolar; 3. desculpar, perdoar, redimir; 4. tornar possível; permitir, consentir; 5. absolver, perdoar; desculpar; 6. ser conveniente, necessário; importar; 7. salientar-se, sobressair, distinguir-se.
Enfim, é uma das várias palavras de nossa língua que tem significados contrários: dar relevo e perdoar...

Novidade 24 de agosto de 2006 |

Durante a longa pausa que fiz resolvi analisar o que vinha apresentando neste blog e decidi mudar...
A partir de agora tentarei tratá-lo como ferramenta cultural, não somente para apontar erros de veículos de comunicação, inclusive será um tipo de comentário raro a partir de agora. O que farei então? Oscilarei entre assuntos que me dão prazer em escrever, não que eu seja necessariamente bom em escrevê-los, mas que eu sinta a necessidade de expressar algo!
Esses assuntos oscilarão de crônicas a poemas, além de desenhos e ilustrações... Continuarei, agora com mais freqüência, a tratar de literatura e cinema, além de especiais com frases e um “Dicionário Pitoresco”...
Espero que a nova forma do Blog seja agradável e que passem por aqui com freqüência...