<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d25065733\x26blogName\x3dRelevando+tudo!\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://relevando.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://relevando.blogspot.com/\x26vt\x3d3814226965454661144', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

About

"Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt."

Recent

"Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo."

Archives

1º de abril



Feliz Ano-Novo!
ou
Primeiro de Abril: Dia da Mentira!

Como representação iconoclasta, começaremos o ano em 1º de abril de 2006! Desmistificando o que taxou este dia como “Dia da Mentira”.
Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordem de Roussillon, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro, sendo seguido por outros países da Europa.
Antes dessa determinação, o ano começava no dia 1º de abril e, para obrigar a todos a aceitar essa ordem, o dia ficou conhecido como o “Dia da Mentira”, por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilaridade.
Surgiram, então, as brincadeiras em todo o mundo, como a da carta que se mandava por um portador destinada à outra pessoa, na qual se lia o seguinte: hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir.
O dia da mentira é levado a sério na Europa, com brincadeiras que beiram o mau gosto...

A imprensa mundial já se ocupou de alguns, conforme relata a revista Isto é, de São Paulo, nº 1488, edição de 8 de abril de 1998:
1) A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. O anúncio do negócio fora feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo;
2) A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não irá participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima;
3) A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Para tanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Times;
4) Diego Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas;
5) Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana.

Em Portugal, é conhecido como Dia dos Enganos ou das Mentiras e consiste, basicamente, em dar notícias falsas para enviar as pessoas onde não devem ir e outras brincadeiras, como as pegotas nas costas dos enganados ... ou seja, uma boa data para "pôr sal no açucareiro" e "açúcar no saleiro".
Há a festividade dos Enganos e similares em diversas partes do mundo: Escócia, País de Gales, Irlanda, Alemanha, Espanha, Estados Unidos...
Muitos acontecimentos históricos surgiram sem que alguns dessem crédito num primeiro momento, em decorrência de ser primeiro de abril.
Vejamos:
1572: Começa, na Holanda, a guerra da independência.
1918: Criada a RAF (Royal Air Force) na Grã-Bretanha. Viria a ter heróica participação na luta contra a Luftwaffe alemã na II Guerra Mundial.
1923: Renovado o acordo entre a administração portuguesa de Moçambique e o Governo da África do Sul para o recrutamento anual (trabalho forçado) de dezenas de milhares de indígenas para as minas daquele país.
1933: Tornou-se oficial a perseguição nazista aos judeus, com o boicote aos seus negócios na Alemanha.
1945: Os americanos iniciaram a invasão de Okinawa, no Sul do Japão. A resistência nipônica incluiu 1900 ataques kamikaze. A batalha só terminou no dia 21.
1948: A URSS começou a interferir no trânsito entre Berlim e a Alemanha Ocidental.
1957: Greve dos mineiros nas Astúrias e manifestações contra o regime de Franco em Madrid.
1962: A Suíça rejeitou, por referendo, a fabricação e importação de armas atômicas.
1963: Os jornais de Nova Iorque voltaram às bancas após uma greve de 114 dias. No Laos, o ministro dos Estrangeiros foi assassinado, recomeçando a guerra civil com a interferência dos EUA. Nas Bahamas, foi capturado um grupo de cubanos exilados que planejava atacar um petroleiro soviético.
1964: Golpe de Estado no Brasil, com a tomada do Poder pelos militares. Estes estabeleceram a ditadura até 1978.
1969: O IX Congresso do PC da China consagrou o fim da Revolução Cultural e escolheu Lin Piao para suceder a Mao Tsé-Tung. 1982 - Desencadeada a invasão militar das Ilhas Falklands (Malvinas), com o desembarque, na madrugada do dia seguinte, de cinco mil militares argentinos que dominam a guarnição britânica constituída por 97 soldados.

You can leave your response or bookmark this post to del.icio.us by using the links below.
Comment | Bookmark | Go to end